segunda-feira, 18 de julho de 2011

É de se lamentar a omissão pública

Há vários meses estamos postando nesta página, avisos e mensagens a respeito dos riscos que correm as populações mais carentes e que moram em áreas de risco em diversas regiões do Brasil.

Reproduzimos inclusive correspondências enviadas às autoridades, e até as tentativas frustradas de avisá-los sobre as ocorrências de chuvas e de riscos as populações, sendo ignorados ou recebendo respostas vagas.

Pergunto do que nos vale uma central de monitoramento, local ou nacional, se ações bem mais simples não são implementadas, tais como: a identificação e retirada de moradores de encostas e áreas sujeitas a inundações ou deslizamentos (principalmente estas, que são mais evidentes).

Chegamos até a sugerir ações de monitoramento e prevenção usando recursos técnicos e mão-de-obra das academias (universitários), através de criação de grupos de ação (com técnicos e estagiários), no entanto às autoridades tem outras preocupações.  Em Pernambuco temos dado bastante destaque aos citados riscos, mas não somos ouvidos!

ESTÁ PÁGINA NÃO É UM FOLHETIM OU REVISTA ELETRÔNICA PARA DISTRAÇÃO!

Não temos qualquer interesse de prejudicar alguém, mas não dá para ficar calado diante de tanta omissão do poder público.  Em Recife e em Pernambuco, repetem-se os fatos relacionados as chuvas dos últimos meses e que geram dor e morte, onde estão as ações mais simples de catalogação e retirada de pessoas de áreas de risco, elas servem apenas como justificativa para gastos milionários?

Vejam o que acontece em Teresópolis no Rio, onde muitos dos recursos de assistência as vítimas estão sob suspeita de terem sido desviados.

NÃO TEMOS SATISFAÇÃO EM VERIFICAR QUE JÁ HAVÍAMOS AVISADO SOBRE OS ACONTECIMENTOS RECENTES!

O PROPÓSITO NOSSO É REALIZAR O QUE NOS INSPIRA O SENHOR, E CERTAMENTE QUE O DELE NÃO É VER SOFRIMENTO, DOR, INJUSTIÇA E MORTES!

A Palavra de Deus não é apenas um refúgio, consolo e gesto de amor e carinho para com os que a buscam!


A Palavra de Deus é verdade incontestável, é repreensão e alerta para que evitemos e nos desviemos dos males, é um legado para a vida com felicidade e plenitude, é vida em abundância!

Para quem não entendeu ainda leiam a postagem anterior, quanto aos riscos de deslizamentos e as chuvas, nas quais inclusive mencionamos Pernambuco (16.07.2011), ou vejam as mensagens anteriores e comparem com as notícias publicadas recentemente.

Em 23.04.2011 postamos na mensagem Como postei anteriormente eis alguns dos eventos:

Chamamos a atenção para a possibilidade de tragédias no Recife, principalmente por deslizamentos, até a presente data os danos são apenas materiais, mas ainda há muito o que enfrentarmos.  Lamentavelmente a pouca atenção a muitas das situações de risco, em áreas que nem a Defesa Civil nem a Codecir prestam a menor assistência, está semana ocorreram incidentes onde os Bombeiros apareceram muitas horas depois do chamado.

E já no finalzinho da mesma mensagem ratificamos:

Agora é para reforçar o que já venho dizendo, os cuidados com deslizamentos e desmoronamentos de edifícios devem ser redobrados, as áreas que mencionamos e que estão sobre chuvas intensas que não cessaram ainda por algum tempo, podendo haver alternância de dias, mas sem haver longa interrupção, devem ser muito bem monitoradas.
Quando acontece um evento e este provoca soterramento de várias pessoas, às vezes já é tarde para reclamar.
Feliz daquelas que conseguem ser retiradas em meio ao material que as soterram e podem ainda gozar suas vidas, se duas são salvas há ainda mais razões para agradecer a Deus por suas vidas!

Atentem para as pessoas que moram em locais de riscos, principalmente onde já ocorreu acidentes, não importa qual a gravidade, avisem os órgãos de defesa não desistam ante as negativas!


Antes já havíamos alertado a CODECIPE com destaque para os riscos no Recife, especificamente em Nova Descoberta e proximidades, eis a mensagem do dia:

Trecho da reportagem do G1 que dá a dimensão da tragédia em PE:

Em Camaragibe, quatro pessoas da mesma família morreram na madrugada de domingo após um deslizamento de terra. No local, dois sobreviventes foram resgatados pelos bombeiros. 

Sobe para nove número de mortos após chuvas em PE - G1 18.07.2011

Mais informações podem ser vistas na mensagem que postamos em 07.05.2011 com o título:  Quanto aos eventos nos EUA e outros países, e sobre o Brasil.  onde há clara menção sobre os fatos no Recife.

Todos os sobreviventes dos eventos ocorridos nestes últimos dias são motivo de louvor ao Senhor, mas este caso em especial chama a atenção sobre os resgatados em meio ao material carreado, veja o trecho da reportagem do JC no NE10:

De acordo com informações da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), já foram registradas duas mortes na cidade em decorrência das fortes chuvas que caíram durante o final de semana, resultando no deslizamento de barreiras e soterramento de casas. A jovem Jaqueline de Lima Cavalcanti, 20 anos, chegou a ser socorrida junto com sua filha Jamile, 3 anos, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Córrego da Areia, em Nova Descoberta, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo informações da vizinha da vítima, Cláudia Nunes, 40 anos, mãe e filha ficaram soterradas debaixo de uma barreira aguardando socorro, na Rua Regina, localizada na Vila Esperança, na Macaxeira, Zona Norte do Recife, mas como o Corpo de Bombeiros não chegou a tempo. A vizinhança foi quem ajudou as duas a saírem do local. Elas foram transferidas ao Hospital da Restauração, na Avenida Agamenon Magalhães, na madrugada desta segunda-feira, e, às 3h, Cláudia recebeu a notícia de que Jaqueline faleceu.  A criança ainda continua na unidade hospitalar.


Sobe para 9 o número de vítimas das chuvas no Grande Recife - NE10 18.07.2011


http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/tragedia_camaragibe_G.jpg
TRAGÉDIA FAMILIAR - Família inteira morreu em Camaragibe, Grande Recife
Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem
 --------------------------------------------------------------------------

Sentimos muito todas as tragédias ocorridas, tentamos levar avisos sinceros (que não são frutos de nossa imaginação) e cujo os objetivos eram prevenir dor e sofrimento, infelizmente os que estão a frente das administrações não estão sensíveis aos apelos feitos. 

Que Jesus tenha piedade de todos, inclusive de nós, há responsabilidade por situações como estas em todos os que por omissão permitem que tais fatos ocorram, há responsabilidade em todos que não se deixam tocar pelo amor de Deus, e naqueles que servem o que não tem valor: o dinheiro e todas as artimanhas do Inimigo.

Para nós o mais difícil não é conhecer com certa antecedência o que virá, pois é uma graça do Deus no qual cremos e sobre a qual não temos qualquer mérito.  Cada vez mais triste e difícil é constatar que estamos numa sociedade mergulhada em falsos valores dos quais não quer se desapegar, que se fez refém do poder, do dinheiro, da vaidade, da promiscuidade e de muitas outras armadilhas e mentiras criadas pelo Inimigo de Deus e do homem, e que estão enraizadas nas pessoas, nas famílias e nos agrupamentos sociais.

Mentiras que fazem as pessoas negarem a própria existência do Criador, e tratar o sagrado como banal e fruto da superstição, fanatismo ou meios de manipulação social produzidos pela Igreja.

Infelizmente é mais confortável para muitos pensarem que estão acima de tudo, que não há bem e nem mal segundo o conceito Cristão, virtudes e pecados, salvação ou condenação.  Muitas pessoas hoje acreditam que são suficientes em si mesmas e perderam o respeito por tudo o que pregou o nosso Senhor Jesus Cristo. 

Hoje já não me incomoda tanto ser humilhado, ser objeto de zombaria e descrédito e não receber compreensão e respeito dos que não acreditam no que dizemos, fazemos e vivemos.  Estamos aprendendo a não nos deixar abater por isto, e com a graça de Deus a procurar suportar as provações apesar de não ser fácil.

Incomoda mais perceber que por mais que busquemos o bem de todos que de alguma forma nos relacionamos, ou dos que são desconhecidos, mas que de alguma forma poderiam se beneficiar com a nossa ação, poucos são os que pela graça do Espírito Santo percebem e compreendem a verdade (que não está em nós como já dissemos em outros momentos, mas em Jesus e na sua Palavra) e se dão a oportunidade de fazer algo realmente bom para si, que não é tão somente ouvir uma mensagem e se deixar tocar por ela, e sim, abrir-se ao  amor de Jesus e a presença do Espírito Santo em suas vidas.

Incomoda ver os que amamos e também os que fazem parte do nosso universo de preocupações, empenhados em perderem a verdadeira vida, às vezes sem sequer se aperceberem! 

Para reflexão:

João 10:25-33


Jesus respondeu: "Eu já disse; mas vocês não acreditam em mim.  As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vocês, porém,  não querem acreditar, porque vocês não são minhas ovelhas.
Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu  as conheço, e elas me seguem. Eu dou a elas vida eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém vai arrancá-las da minha mão.  O Pai, que tudo entregou  a mim, é maior do que todos.  Ninguém pode arrancar coisa alguma da mão do Pai. O Pai e eu somos um."

Toda a verdade se fará conhecer por meio do Espírito da Verdade, aí então não haverá mais dor e humilhações!  Jesus esteja convosco!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável em seus comentários!

Flagrantes e opiniões no Foco BRASIL

Estamos elaborando e produzindo um novo instrumento de prestação de serviços de utilidade pública, de divulgação de ações sociais e expressão de opiniões, denúncia e informações.

Trata-se do blog Foco BRASIL que breve estaremos publicando, nele estaremos abordando questões relacionadas com o cotidiano e comportamento social, política, administração pública e povo.
Além de implementar, divulgar e apoiar ações de prestação de serviço de utilidade pública

Nossa abordagem será mais específica e isenta, numa linha de informação clara, que estará integrada as outras propostas, em alguns momentos complementando ações em curso, contudo com um formato diferente do trabalho que fazemos nesta página.

Manteremos um link direto com o novo blog aqui nesta sessão, a previsão é de realizar no mínimo uma publicação semanal através deste.

AGUARDEM!

-------------------------------------

Nossas publicações em português do Brasil, podem ser traduzidas através do Translation ou outro aplicativo.