Minar a fé é o que querem

Mais uma ação deliberada para enfraquecer a fé dos cristãos

Hoje é Domingo de Ramos 17.04.2011, e a pouco assisti um documentário apresentado na tv por assinatura, transmitido pelo canal National Geograph, da série denominada “Os mistérios do cristianismo” sendo que o programa apresentado abordava a vida de Maria Magdalena, e pseudos mistérios que envolvem sua vida e sua participação na formação do cristianismo.

O documentário mistura pesquisa arqueológica e história do cristianismo, com falsas polêmicas e mistérios em torno da figura de alguns personagens do Novo Testamento, levantando suposições absurdas e infundadas, como que reforçando  uma espécie de teoria conspiratória envolvendo os apóstolos, Maria Magdalena, e os primeiros cristãos.

O programa que extrapola o limite do respeito às convicções cristãs, e parece mais uma telenovela cheia de sensacionalismo e enredos fabricados e guiados por interesses menores, feitos para chocar e abalar as bases da fé cristã, foge ao que é tido como padrão mínimo aceitável numa pesquisa histórica, tais como os princípios: de confiabilidade das fontes históricas; e ao censo comum sobre o tema, alimentado por inúmeras pesquisas históricas reconhecidas e confiáveis.

O direcionamento dado ao tema fica evidente, na narrativa feita pelo apresentador (em tom místico e sensacionalista), no encadeamento das idéias centrais que alternam uma descoberta histórica (vista e analisada sobre uma perspectiva distorcida, como que para afirmar visões não fundamentadas ou apenas supostas), com especulações sem caráter científico (tais como questionamentos de conduta pessoal ou moral de alguns dos personagens, sem qualquer embasamento histórico ou religioso).

Para tentar esconder está mistura e passar alguma credibilidade ao documentário, insere-se depoimentos de pesquisadores  (que estudam a temática cristã), onde é flagrante a manipulação feita na abordagem do tema, já que as perguntas são direcionadas como numa entrevistas, e levanta-se a discussão sobre um determinado documento (como por exemplo o evangelho de Felipe, um dos evangelhos gnósticos) que ao ser comentado pelo pesquisador (mesmo que  este dê a conotação correta ao tema, e considere não ser este proveniente de fontes confiáveis e ser contrário ao senso comum entre os historiadores), a percepção do pesquisador é posta como de referendo a suposição levantada (pondo-se em seguida a análise, o comentário a especulações como se fossem fatos a serem comentados, feitos até mesmo num tom de deboche).

O que choca não é tão somente as suposições levantadas de forma leviana, tais como as que são postas no documentário: ao sugerir que Maria Magdalena teria uma relevância maior no surgimento do cristianismo do que é dada efetivamente; ou de que haveria ocorrido uma conspiração entre os apóstolos, os primeiros cristãos, e posteriormente no núcleo da Igreja Católica, para suprimir passagens bíblicas e textos que esclareceriam a sua relevância.

O que mostra de fato que há intenções contrárias a fé cristã, são as versões propostas no documentário sobre a relação de Jesus com seus apóstolos, chegando a levantar a hipótese de Maria Magdalena ter sido muito mais que uma seguidora de Cristo, e que está teria dado a luz a um filho de Jesus (numa clara tentativa de marginalizar e macular a imagem de Jesus, que extrapola até mesmo a possibilidade de um filho torná-lo menos digno e santo perante Deus, se algo assim fosse considerado, pois insinuam que em isso ocorrendo seria fruto de uma relação fora da concepção presente nos costumes judaicos, o que negaria todo o caráter e valores personificados por Jesus).  Mas não para por aí os ataques aos fundamentos cristãos, levanta-se na citada obra, uma hipótese de que Maria Magdalena teria visto Jesus no Santo Sepulcro, mas não ressuscitado, e que por obra dos apóstolos alimentou-se a idéia de que Ele havia ressuscitado, dando-se outro destino ao corpo de Jesus (ou seja, o documentário defende a farsa do Sinédrio, que montaram a crucificação de Jesus e tentaram negar toda evidência que levasse Cristo a ser visto como o filho de Deus). 

Chegaram ao ponto de no evangelho gnóstico atribuído à Felipe (escrito por defensores da tese que a salvação não está em Jesus, mas no conhecimento, o que constitui-se uma negação da Escritura Sagrada e das promessas de Deus conforme passagens citadas abaixo), que apresenta falhas nos textos (degradação física das páginas), preencheram textos onde faltavam palavras, com as que achavam apropriadas, numa das passagens diz e "Jesus a beijou", a palavra faltante foi completada com na boca, quando caberia qualquer outra e no caso específico dos cristãos a época poderia ser na face (já que o beijo era a saudação usada, como bem se refere Paulo em sua Carta Aos Romanos).  

Irmãos! Não se trata de uma obra ingênua ou sem qualquer risco a fé cristã, é algo que tenta semear a dúvida entre as pessoas pouco esclarecidas, e ataca fortemente os valores em que acreditamos.  É uma obra inspirada pelo Inimigo para levar muitos a descrerem naquilo que é mais significativo para nós, que Jesus é o filho de Deus que veio ao mundo para morrer na cruz, para nos redimir do pecado, e que ao ressuscitar venceu a morte e nos mostrou o caminho que leva a vida eterna, a esperança de vivermos juntos no amor e na paz de Deus.

Lembremo-nos do que os autores deste documentário fazem questão de esquecer, muito mais do que provas para o cristão está a fé e a crença no amor de Jesus, que é vivo e presente, na intervenção do Espírito Santo em nossas vidas que se dá de forma concreta todos os dias, e não apenas na forma de prodígios e milagres, mas nas bençãos que só Deus pode nos dar.   Não importa se estes tentam até menosprezar ou minimizar as ações de Jesus e do Espírito Santo, negando os milagres feitos por Jesus, atribuindo aos cristãos, fanatismo ou alucinações, ou mesmo buscando explicações “razoáveis”, que servem apenas para mantê-los em suas posições confortáveis dentro das estruturas sociais e políticas corruptas, que existem até hoje.

Nós cristãos sabemos que coisas absurdas como estas propostas no  programa aconteceriam, e que não devemos nos desviar do amor de Cristo, mas ainda não devemos crer somente porque recebemos uma graça, vimos um milagre ou desejamos receber uma benção, Jesus representa muito mais que isto e tem muito mais a nos oferecer com a plenitude de seu amor.  Jesus já era antes de sermos, e foi anunciado pelos profetas séculos antes de sua crucificação,  mesmo após está se fez presente entre os seus e se faz todas as vezes que for necessária através do Espírito Santo, e dos santos que o servem não sendo estes maior que o próprio Jesus.

Cito só algumas das passagens bíblicas para ilustrar o que dissemos, busque-as e veja o que propositalmente é esquecido na obra duvidosa, perceba que na essência das passagens há os argumentos que refutam estes servos do Inimigo bem melhor do que textos como este que escrevo, pois é a Palavra de Deus se cumprindo:

Isaías 52:13-15 e 53:01-12           (A paixão de Jesus)

Ezequiel 34:23-31                         (Jesus o bom pastor)

Mateus 28:1-15                            (Ressurreição de Jesus)

Lucas 08:40-56                            (Cura de uma mulher e ressurreição da filha de Jairo)

João 05:11-47                              (Testemunho em favor de Jesus)

João 10:22-30                              (Jesus é o Messias)

João 13:12-17                              (O servo não é maior do que o seu senhor)

João 20:1-29                                (Jesus ressuscitado)

Flagrantes e opiniões no Foco BRASIL

Estamos elaborando e produzindo um novo instrumento de prestação de serviços de utilidade pública, de divulgação de ações sociais e expressão de opiniões, denúncia e informações.

Trata-se do blog Foco BRASIL que breve estaremos publicando, nele estaremos abordando questões relacionadas com o cotidiano e comportamento social, política, administração pública e povo.
Além de implementar, divulgar e apoiar ações de prestação de serviço de utilidade pública

Nossa abordagem será mais específica e isenta, numa linha de informação clara, que estará integrada as outras propostas, em alguns momentos complementando ações em curso, contudo com um formato diferente do trabalho que fazemos nesta página.

Manteremos um link direto com o novo blog aqui nesta sessão, a previsão é de realizar no mínimo uma publicação semanal através deste.

AGUARDEM!

-------------------------------------

Nossas publicações em português do Brasil, podem ser traduzidas através do Translation ou outro aplicativo.