quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cotidianos

O tempo passa e aos poucos vão se dissipando as sombras, as pessoas gradativamente vão por as cenas e sensações ruins vistas em tragédias como as de Santa Maria na boate KISS, na estante do esquecimento, ao menos aquelas que de uma forma direta ou indireta não se fazem próximas demais.

Não dá para compreender como uma boate cujo o alvará estava vencido, e o processo de aprovação da renovação pelos bombeiros estava em curso, mas a boate funcionava mesmo assim, inclusive não tendo saída de emergências e outros itens de segurança necessários.  Mesmo não tendo concluído o levantamento total das causas da tragédia, é possível perceber que há necessidade de outras investigações e responsabilização, não só quando os ânimos acalmarem.

Vimos algo parecido em Teresópolis no RJ, com o fim das chuvas após a tragédia dos deslizamentos, ainda em fevereiro estivemos nas áreas próximas as mortes, e desde as ruas vizinhas ao centro da cidade víamos construções em escarpas e invadindo área de mata.  Paramos para conversar com proprietários de casas, algumas vizinhas a áreas ingrimes e coberta por trecho de mata, mas alvo de especulação imobiliária e loteamentos, observamos anúncios de venda de lotes e telefones em placas, perguntamos na ocasião como adquirir um imóvel (lote) naquela área de risco após as mortes e a tragédia, e se era possível construir nestes locais pois teria que se desmatar e provocar cortes em barrancos, criando riscos de deslizamentos.  Na ocasião um dos moradores disse que de fato ficou mais difícil, naquele momento, mas havia a velha fórmula que ele mesmo usou para construir em áreas irregulares, molhar a mão da fiscalização, o problema é que com as mortes havia aumentado o custo desta prática.   Em suma as irregularidades  possibilitadas pela corrupção apenas ficaram mais caras!

O momento de honrar a memória dos que morreram em Santa Maria, passa por discutir a propriedade de menores de 16 anos estarem expostos a riscos desnecessários e ao consumo de bebidas alcoólicas, é de discutir leis mais rígidas que possam tornar mais saudáveis as diversões oferecidas aos jovens, e menos expostas a riscos de toda sorte assim como aos vícios.

O carnaval está em curso, estão também as festas e prévias regadas a bebidas por horas e horas, noite a dentro com participação de menores, em locais desestruturados e inseguros, improvisados parcialmente fechados ou totalmente fechados, muitas vezes sem extintores, saídas de emergência, e com fiações expostas por várias partes.  No entanto estes são vistos como parte da "brincadeira e normal para este cotidiano".

Pena é aprender com a dor!  Maior pena é viver as dores e não aprender!

Moradores de Santa Maria organizam abaixo-assinado - Paraná On line 31.01

138 pessoas permanecem internadas em Santa Maria - Abril 31.01

----------------------------------------------------------------

Salmo 146:1-2

Louve a Javé, ó minha alma!
Vou louvar a Javé, enquanto eu viver;
Vou tocar ao meu Deus enquanto existir!

Vamos dar uma pausa, as dores que ainda viram tem seu impacto em si mesmas, dispensam antecipação e transcrição.

Breve Deus fará todos conhecerem mais um exemplo de sua força e ação em nossa vida!


Viver é saber aceitar o seu papel no mundo e diante do nosso Senhor!  Fazendo o máximo para superar nossas expectativas e atingir as dele!


Deus os abençoem!   Continuo orando por todos!  Que a sua luz aqueça os corações contritos, e guie-os quando for necessário!



Fliker  - Farm 3



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável em seus comentários!

Flagrantes e opiniões no Foco BRASIL

Estamos elaborando e produzindo um novo instrumento de prestação de serviços de utilidade pública, de divulgação de ações sociais e expressão de opiniões, denúncia e informações.

Trata-se do blog Foco BRASIL que breve estaremos publicando, nele estaremos abordando questões relacionadas com o cotidiano e comportamento social, política, administração pública e povo.
Além de implementar, divulgar e apoiar ações de prestação de serviço de utilidade pública

Nossa abordagem será mais específica e isenta, numa linha de informação clara, que estará integrada as outras propostas, em alguns momentos complementando ações em curso, contudo com um formato diferente do trabalho que fazemos nesta página.

Manteremos um link direto com o novo blog aqui nesta sessão, a previsão é de realizar no mínimo uma publicação semanal através deste.

AGUARDEM!

-------------------------------------

Nossas publicações em português do Brasil, podem ser traduzidas através do Translation ou outro aplicativo.