terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O que precisava dizer

O testemunho pessoal não é algo fácil, há muitas situações e pessoas envolvidas, com visões e compreensões muito distintas, e nem sempre com o coração aberto e a disposição de enfrentar as adversidades com serenidade. Também há aqueles que sempre buscam protagonizar o papel de juiz e palmatoria do mundo em nossas vidas. Por isso há aqui o cuidado de não magoar ou fazer referências a pessoas, muitas destas, por demais queridas.

Contudo é parte de mim a decisão de servir a Deus, e uma das formas de louvá-lo é mostrar a todos os que pudermos, o quanto é intensa e maravilhosa a presença de Jesus e do Espírito Santo em minha vida.

Assim sendo vou contar uma historinha (é com h mesmo):

"Há dois dias passados estavamos com algumas pessoas, com um propósito que nem me foi devidamente partilhado inicialmente, mas isto é pouco relevante se estamos também na companhia de pessoas que nos são caras.

Em dado momento estava com alguém próxima, e nós a exemplo de em outras ocasiões falavamos sobre questões pessoais, algumas das quais relacionadas a uma pessoa em comum, muito querida; e algo sobre o qual falei era relativo a dificuldades que está pessoa viveu num passado próximo (pessoais, familiares, profissionais, emocionais, matrimoniais, espirituais, etc.), sobre a convicção de que está iniciaria uma nova fase de dificuldades ainda maior, mas relativas à aquelas as quais conhecemos bem, e que pesava sobre tal situação algo que não é natural e facilmente compreendido, senão a luz da fé.

Estava delicadamente preparando o coração desta pessoa para algo que já me havia sido antecipado pela graça do Espírito Santo de Deus, e que afetava diretamente a nós e a pessoa querida.

Na conversa citei alguns fatos que já me eram familiares, uma repetição, mas com outros atores, e externei as minhas preocupações sobre a necessidade de estar mais próximo àquela pessoa e de ajudar como pudesse no momento que precisasse.

Mas o local e as circunstâncias não eram adequadas a nossa conversa, muito menos a questões da alma, e aqui há uma pausa na nossa historinha."

Tinha assistido pela manhã uma linda pregação na tv Canção Nova, Dunga pregava sobre a importância das nossas decisões, para a presença ou não de Jesus em nossas vidas, sobre a necessidade de termos um espírito renovado e um coração puro, como reza o Salmo 51:12.

Não percebi a princípio a relação da mensagem de Dunga com as nossas ações imediatas, com o que estavamos vivenciando, com as decisões tomadas mesmo que não tenham sido conscientes e intensionais, nem tão pouco que o que havia falado sobre a pessoa cara já estava em curso, e não num futuro que eu ainda via ao longe.

São coisas que transcedem a qualquer um de nós e tem haver com o que disse Jesus em João 08:34.

Jesus respondeu: "Eu garanto a vocês: quem comete o pecado é escravo do pecado."

Deus pelo seu amor e por intermédio de Jesus nos dá graças, que nem enxergamos direito, e nem sempre sabemos como aproveitá-las plenamente e de fato.

Ao final da tarde as portas que não deveriam ser abertas ao inimigo, já haviam sido abertas, e o que se sucedeu precipita acontecimentos que em muito vão contribuir para conduzir a pessoa querida e nós mesmos, a uma encruzilhada na qual já estivemos cujos os caminhos são longos, difíceis e dolorosos para nós e muitos outros, onde não faltam feridas abertas e sentimentos ruins.

Muitas vezes não percebemos quando nossas decisões nos afastam de Deus e dos que amamos, vivemos o momento, valorizamos coisas futeis e nos deixamos levar pelas coisas que a princípio podem ser agradáveis, mas que não edificam, não criam laços saudáveis e não fortalecem a família e as amizades verdadeiras, nossa vida pessoal e com Cristo.

Dizia Paulo aos Coríntios 06:12; "'Posso fazer tudo o que quero.' Sim, mas nem tudo me convém.  'Posso fazer tudo o que quero', mas não deixarei que nada me escravize."

Antes de passar aquilo que pode ser a lição a ser extraída, faz-se necessário contar uma segunda parte de nosssa historinha, na qual vemos como há interferências externas em nossas vidas, mesmo àquelas que até pessoas iniciadas na fé cristã não creem que há:

"No final da tarde, fui levar em casa outras pessoas que são caras pois iriam a Igreja, e uma delas é uma jovem por quem temos carinho, por razões pessoais, pela sua luta e sua disposição de permanecer num caminho em Cristo, apesar das adversidades e provações que viveu e que viverá em breve.

Falavamos sobre situações que são exemplos de provas vividas no passado, inclusive por mim, e como as coisas acontecem de forma sutil, e como há uma ação real do inimigo que cria e provoca confusões em nossas vidas.

Neste íntere ocorreu algo que eu não percebi nem tomei conhecimento de imediato, e que tinha haver com uma ligação de alguém com quem havia feito um acerto e que teria ficado a me esperar onde estavamos, e cujo o teor me dizia respeito.

A questão é que, tempos depois por não ter sido adequadamente informado por quem deveria e não um portador, estava eu no meio de uma multidão a esperar e procurar uma pessoa por mais de 01 (uma) hora estando esta em outro local, me contrariando, me sentindo mal e sem a paz necessária, pois sentia-me triste por relembrar de pronto situações que nos fizeram mal num passado recente.

Uma série de confusões e acontecimentos ruins ocorrem quase que instantâneos (desde desentendimentos, perdas, acidentes a doenças, etc), em decorrência disto e a partir de então, é  algo que não tem um único ator, e não teve e nem terá fim breve."

Não há dúvidas sobre um fato, não foram feitas as opções corretas, não houve uma preocupação mútua e sincera entre os envolvidos, e há uma distância enorme do que significa Deus e o seu amor.

No que me diz respeito por conta da minha incapacidade de ver o que de fato ocorria, e que extrapola o natural, pelo orgulho que ainda não venci, e pelas mágoas ainda não tiveram tempo de cicatrizar, reagi mal de forma imprópria e brusca.

Faltou-me o essencial, e que é bem claro nas passagens a seguir, e para as quais deveria estar atento diante de tantos avisos que me foram dados por ação do Espírito Santo.

Lucas 22:46

E perguntou-lhes: "Por que vocês estão dormindo? Levantem-se e rezem, para não caírem em tentação."

Coríntios 16:13-14

Sejam vigilantes, permaneçam firmes na fé, sejam homens, sejam fortes. Façam tudo com o amor.

Se tivesse feito o que manda Jesus, e tivesse acordado para tudo que aconteceria, e sobre o qual já tinha falado, não teria sido como foi na historinha.  Uma das opções erradas foi não preservar aquilo que de fato vale, minha relação com Jesus e a forma como ela se reflete nas minhas relações com os outros, foi agir como insensato em meio a tantos outros.

Por outro lado também não estaria me mantendo magoado ou ressentido, pelo fato de alguém pelo qual tento alimentar os melhores sentimentos, ter me decepcionado e não fazer a opção pelo que edifica a vida familiar, pelo que é duradouro e verdadeiro e nos faz pessoas melhores, felizes e mais próximas de Deus, só porque as decisões desta são pela satisfação do momento e são contrarias ao que precisamos de fato.

Deveria lembrar do que disse Jesus e também nos ensina Paulo:

João 15:12-14

O meu mandamento é este: "amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando."

Efésios 04:32

Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo.

Agora louvo ao Senhor por tudo que tem feito em nossas vidas, e peço forças para seguir em frente e na sua presença, sem sucumbir as armadilhas e as fraquezas que ainda estão em mim, e sem deixar-me abater diante das dificuldades e da hipocrisia de muitos. Por fim que possa ser feita a vontade de Deus e não a nossa, mas que possamos fazer como na Palavra:

Efésios 04:22-24

Vocês devem deixar de viver como viviam antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras. É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade.
----------------------------------------------------------------

Antes de encerrar deixo a todos:

Para quem precisa saber que Deus se faz presente, o momento vai mostrar ao menos duas nações irmanadas, não pelo seus povos ou laços fraternos e diretos, mas pelos seus mandatários e seus atos, por terem sido elevados a um patamar muito acima dos interesses legítimos dos seus, é que os fatos vão ocorrer e não fará bem a muitos, sua origem é distante de Deus não importa se na Ásia ou na América do Sul.

Se o controle já não existe, seja pelos atos pessoais de quem conduz ou por força da ação de alguém tomado pela maldade, não importa, e sim a necessidade de a quem compete intervir rapidamente, para que o descontrole do coletivo não cause dores a muitos inocentes.

Os riscos já são grandes entre os que exercem a atividade nos padrões atuais brasileiros, mas serão trágicos para muitos as alterações que farão e que tem por objetivo o lucro, o dinheiro em detrimento da paz e da segurança de quem trabalha e usa os serviços, a escalada de violência será como não se viu.

Que Deus nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável em seus comentários!

Flagrantes e opiniões no Foco BRASIL

Estamos elaborando e produzindo um novo instrumento de prestação de serviços de utilidade pública, de divulgação de ações sociais e expressão de opiniões, denúncia e informações.

Trata-se do blog Foco BRASIL que breve estaremos publicando, nele estaremos abordando questões relacionadas com o cotidiano e comportamento social, política, administração pública e povo.
Além de implementar, divulgar e apoiar ações de prestação de serviço de utilidade pública

Nossa abordagem será mais específica e isenta, numa linha de informação clara, que estará integrada as outras propostas, em alguns momentos complementando ações em curso, contudo com um formato diferente do trabalho que fazemos nesta página.

Manteremos um link direto com o novo blog aqui nesta sessão, a previsão é de realizar no mínimo uma publicação semanal através deste.

AGUARDEM!

-------------------------------------

Nossas publicações em português do Brasil, podem ser traduzidas através do Translation ou outro aplicativo.