terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Enem não avalia adequadamente os alunos do Ensino Médio

Em meio a polêmica envolvendo a desorganização do Inep e o exame do Enem, reproduzimos nosso comentário postado em: www.cartacapital.com.br
José Dilson C de Melo disse: O seu comentário está aguardando moderação Carta Capital.

9 de novembro de 2010 às 22:23
A princípio não vejo como garantir o direito de realização das provas pelos alunos afetados, sem que prejudique-se os demais, pois a realização de novo exame só para este público em si já provoca alguma desvantagem aos demais, em tese estes alunos que foram afetados teriam pelo menos mais 15 dias para revisar temas e melhor se prepararem. Uma questão grave que não vem sendo abordada, tem relação com a institucionalização de práticas não avaliatórias do aprendizado dos alunos. Um exame que apresenta um caderno de provas com 90 questões com tempo médio de resposta de 3 minutos, onde todas as questões eram amparadas em textos longos, exigindo leitura atenta e demorada, o que provocou muitas respostas sem amparo no conhecimento, é de fato um instrumento adequado de avaliação? Ainda mais quando parte do tempo foi consumido com explicações desencontradas e problemas na entrega dos cartões de respostas.

O comentário acima é uma crítica ao incentivo ao chute, sobre tudo por problemas inerentes a elaboração das provas, questões longas, pouco tempo, falha na impressão e na pronta resolução dos incidentes, tudo associado fez com que os alunos chutassem 1/6 da prova no mínimo.

Na verdade, o mais justo seria a aplicação de outra prova a todos os alunos, inclusive com a correção de estratégia avaliatória.

José Dilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável em seus comentários!

Flagrantes e opiniões no Foco BRASIL

Estamos elaborando e produzindo um novo instrumento de prestação de serviços de utilidade pública, de divulgação de ações sociais e expressão de opiniões, denúncia e informações.

Trata-se do blog Foco BRASIL que breve estaremos publicando, nele estaremos abordando questões relacionadas com o cotidiano e comportamento social, política, administração pública e povo.
Além de implementar, divulgar e apoiar ações de prestação de serviço de utilidade pública

Nossa abordagem será mais específica e isenta, numa linha de informação clara, que estará integrada as outras propostas, em alguns momentos complementando ações em curso, contudo com um formato diferente do trabalho que fazemos nesta página.

Manteremos um link direto com o novo blog aqui nesta sessão, a previsão é de realizar no mínimo uma publicação semanal através deste.

AGUARDEM!

-------------------------------------

Nossas publicações em português do Brasil, podem ser traduzidas através do Translation ou outro aplicativo.
Loading...