quarta-feira, 16 de julho de 2014

Copa 2014, apesar das críticas tudo foi bem

O trecho que publicamos consta na nossa comunicação dirigida ao Ministério da Justiça em fevereiro de 2014, feita por meio do portal do MJ:

Compreendo as preocupações e ações que são realizadas para garantia da segurança dos que frequentaram os estádios brasileiros durante a Copa 2014, e me solidarizo com os responsáveis.  Peço contudo que redobrem as atenções com o aspecto da segurança, em especial com os eventos de abertura e encerramento em SP e RJ.  Confio na capacidade dos órgãos de segurança evitarem maiores transtornos, e lidarem adequadamente com protestos e/ou possíveis distúrbios, garantindo a ordem e dentro do possível a segurança de todos, mas deixo-lhe a sugestão de quem também está preocupado com os possíveis riscos, e no intuito de evitar qualquer surpresa indesejada aos brasileiros e visitantes, que avaliem à luz dos fatos recentes no RJ, o que poderá acontecer nos arredores dos estádios em especial de SP e RJ, em um grau de organização e intensidade bem maior, atentando a quem poderia financiar e organizar tais incidentes, cada vez mais suspeitos no que se refere aos responsáveis visíveis e motivações.

MENSAGEM GRAVADA COM SUCESSO

Prezado  José,
Informamos que sua manifestação será analisada imediatamente e encaminhada à área competente deste Ministério, com a devida recomendação desta Ouvidoria-Geral. O prazo de resposta é de até 30(trinta) dias.
Protocolo: 102795

Resposta da Ouvidoria  (recebida em 14.07)

Prezado Senhor, A Ouvidoria-Geral do Ministério da Justiça agradece o contato. Informamos que sua sugestão foi encaminhada ao setor responsável. Atenciosamente, Ouvidoria-Geral/MJ 

----------------------------------------------------------------------------

Razões

Nós decidimos por bem manifestar nossa comunicação ao MJ, para destacar nossa preocupação mas também a existência de canais de comunicação disponíveis a sociedade, não importa qual seja a atenção dada pelos órgãos públicos e oficiais, há formas de nós cidadãos contribuirmos com o nosso bem estar e com a sociedade brasileira.  Apesar da demora na resposta, nos vale mais a sensação de que ela pode ter sido acolhida e de alguma forma considerada, e que por mais difíceis que sejam as situações houve por parte das autoridades uma tratativa no mínimo adequada ao problema conforme visto nos diversos episódios de manifestação e ação dos órgãos de segurança durante a Copa 2014.

Manifestada também por meio do aviso desta página presente na mensagem de 09.02.2014 no item avisos, presente em  

Crise na Ucrânia. Corrigir nosso rumo é necessário!


Que diz:

Vamos ver se levando ao conhecimento dos que precisam saber, se podemos contribuir para que o mal seja menor, evitando que outros continuem a fomentar e patrocinar independente de quem atinja.

----------------------------------------------------------------------------

O que preocupava-nos ocorreu com intensidade limitada e foi efetivamente controlado, tais como em SP na abertura da Copa 2014: 




Capa / Geral / PM impede que protesto feche via de acesso ao Itaquerão Foto reproduzida de jeanroubert.com.br





Ou como em eventos do dia 23.06 também em São Paulo onde ocorreu uma forte ação policial, como retratadas em fotos divulgadas em página da MídiaIndependente.org disponíveis no endereço http://www.midiaindependente.org/pt/red/2014/06/533253.shtml e que reproduzimos em algumas fotos a seguir.

 


Fotos da página http://www.midiaindependente.org


Preste atenção no que é descrito em uma publicação na página Advogados Ativistas em  Enquanto o Brasil joga, é a democracia que está em jogo. Estado de Exceção na Copa. divulgada em 24.06.2014 no endereço http://advogadosativistas.com/enquanto-o-brasil-joga-e-a-democracia-que-esta-em-jogo-estado-de-excecao-na-copa/

Tropa do Braço, Tropa de Choque, Cavalaria e polícia ordinária cercaram por completo a manifestação - Foto reproduzida de AdvogadosAtivistas.com

Exageros a parte e de ambos os lados, seja dos manifestantes ou das autoridades, o cenário descrito lembra um pouco o que nós escrevemos aqui muito antes em nossa publicação de 26.01.2014 com título:


O propósito é


O que nós dissemos foca alguns pontos descritos nas reportagens acima apresentadas.

Para àqueles que estão em festa em meio a autoridades e figuras "ilustres", o moderno acomoda a peleja e não é suficiente para evitar os fatos negativos, nas cercanias da arena há o contrates com o modesto e com os que em meio ao confronto se enfrentam, à cavalos ou a pé, em vias ou esquinas nem o momento ou o ambiente os ocultam, e momentos tristes ocorrem mesmo quando pensam ter controle ou estarem preparados, ainda assim se surpreendem com as cenas ruins. Deus ajude os que põem seus ídolos acima de tudo que é importante de fato.

Os torcedores estão em festa junto com autoridades e "ilustres figuras" o moderno e novo estádio a arena durante a abertura da Copa 2014, no Itaquerão ou seja lá como chamem o estádio que acomoda o jogo (peleja), mas que não esconde os fatos negativos, a vaia na abertura nem tanto, mas as invasões próxima e a pobreza por exemplo (como a da área batizada como Copa do Povo), assim como os confrontos no entorno e proximidades.   Mesmo assim e apesar da ocasião festiva, ou pretextos de paralisações ou greves, ou mesmo de acharem que com o aparato policial há controle da situação, surpresas desagradáveis ainda ocorrem como as retratadas na foto durante a abertura ou em 23.06.

Felizmente e apesar das críticas prevaleceu situações positivas, ainda que atos de violências e desagradáveis tenham ocorridos, poupando os que idolatram craques e ídolos acima de outros fatos importantes.

----------------------------------------------------------------------------

Novas mensagens

Antigas e não postadas agosto/2013:

Numa área um pouco afastada e com paisagem rural, onde se pode recordar o passado, faz-se necessário fugir dos que juntos representam uma ameaça.

No que parece ser um evento ou cerimonia, até pode ser de posse, não distantes das dependências e dos locais acolhedores transcorre um ação clandestina e organizada que constitui-se em um mal.

As situações confusas nos fazem agir mal, se esquecemos do que diz a Palavra e dos verdadeiros sentimentos, demora a graça a cumprir-se em nossas vidas e os erros acumulam-se, cada qual caminhando numa direção opostas ao verdadeiro projeto que há de se realizar em nossas vidas.

As instalações inadequadas e a urgência forçam a medidas que atendem por algum momento, mas que serão a causa para os males futuros e não estão longe do local que armazena ou destina-se a água em quantidade.

O local movimentado e não distante do litoral, muito mais que alegria trás apreensão e ação de quem sem valores ameaça os que lá estão e a si mesmo, mesmo os que estavam na parte de cima são alvo deste e outros desequilibrados por força das circunstâncias, mas os seus atos se voltaram contra eles.

O que lhe foi proposto era uma boa oportunidade, mas a intervenção de outros o afasta do desejado, e a chance de ser bem sucedido se transforma em decepção impedindo-lhe de concretizar o sonho.

Mesmo diante de problemas se sobressai pelos resultados obtidos, e os que não davam a devida importância ao trabalho realizado terão que reconhecer os esforços e a contribuição. Algo que sabemos ser próximo, mesmo que não signifique algo mais para nós em termos de realização pessoal.  

Nas proximidades do campo e não distante de águas, ocorre em meio a estas um fato que vai mudar a rotina do lugar e fazer alguns ver com outros olhos, mesmo que aparência não seja a melhor ainda assim trará alguns resultados positivos para muitos.   

No local simples pelo aspecto das construções, as águas são um risco mais pelo que não vemos e em profundidade causam riscos que não se apresentam de imediato, mas cresce e evolui até se ver claramente os danos e males.

Os riscos aos inocentes se manifestam por vezes em momentos de distração de quem deveria observá-los, e poços, reservatórios ou coisas semelhantes podem ser muito perigosos, principalmente sem a devida proteção.  Muito mais que apreensão podem se concretizar em fatos ruins. 


Em meio aos serviços ou obra próximas a uma estrada ou via, algo relacionado o impedi de seguir adiante, e a situação no mínimo desagradável, envolve ou foi causada por outros que mais tarde se mostraram de alguma forma ligado ao que não seguiu. 

Por nossa ação os que serão beneficiados com o que será decidido no órgão, se tornará evidente por meio dos que reconheceram o trabalho feito, o que de uma forma clara se manifestará por estes.

As ações e o apoio vão se concretizar no bem de quem precisa, e apesar de tão pouco tempo vemos o quanto representa dedicar atenção a alguém simples, mas breve a sua recuperação compensará.

Nas dependências e em meio ao que parece ser  uma empresa ou depósitos estão guardados muitos objetos ou documentos, que são necessários preservar ou dar atenção diferenciada, por seu valor, mas entre os que atuam no local com este fim parece haver problemas, e alguém responsável pelo acesso (ou com atribuições de controle e chefia) falha e permite que estes sejam expostos aos riscos e ações de quem não deveria. 

Em meio a apresentação, desfile ou ensaio em momento especial, há algo que ocorre na rua e que preocupa, pois jovens estão expostos ao que não é bom e sem adequada segurança, mesmo que o ocorrido não fosse tão evidente poderia ainda sim ser evitado pelos que são responsáveis pela segurança.


----------------------------------------------------------------------------

Diz a Palavra

2 Timóteo 04:17-18

Mas o Senhor ficou comigo e me encheu de força, a fim de que eu pudesse anunciar toda a mensagem, e ela chegasse aos ouvidos de todas as nações. E assim eu fui liberto da boca do leão. O Senhor me libertará de todo mal e me levará para o seu Reino eterno.  Ao Senhor, glória para sempre. Amém! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável em seus comentários!

Flagrantes e opiniões no Foco BRASIL

Estamos elaborando e produzindo um novo instrumento de prestação de serviços de utilidade pública, de divulgação de ações sociais e expressão de opiniões, denúncia e informações.

Trata-se do blog Foco BRASIL que breve estaremos publicando, nele estaremos abordando questões relacionadas com o cotidiano e comportamento social, política, administração pública e povo.
Além de implementar, divulgar e apoiar ações de prestação de serviço de utilidade pública

Nossa abordagem será mais específica e isenta, numa linha de informação clara, que estará integrada as outras propostas, em alguns momentos complementando ações em curso, contudo com um formato diferente do trabalho que fazemos nesta página.

Manteremos um link direto com o novo blog aqui nesta sessão, a previsão é de realizar no mínimo uma publicação semanal através deste.

AGUARDEM!

-------------------------------------

Nossas publicações em português do Brasil, podem ser traduzidas através do Translation ou outro aplicativo.
Loading...