Incompreensão e falta de fé, são tão comuns e presentes entre muitos, ou institucionais e estimuladas por grupos e pessoas que influenciam histórias, eventos, transformações, e vidas e futuros, de formas intensas e profundamente.
Não nos referimos só as nossas próprias incompreensões, ou as nossas faltas na fé, mas as que vem de terceiros, grupos, pessoas, guardiães das "verdades" (pseudo verdades, ou suas próprias verdades), que estabelecem seus padrões e regras ao pensamento, as escolhas, a sabedoria e a formas de crer e existir, ou esperançar, que limitam e nos relegam a condições menores ou piores do que poderíamos ter ou viver, e não são as que nos foram reservadas ou poderiam estar disponíveis a nós.
Há tantas coisas que deveriam estar acessíveis a muitos, mas são repelidas, desprezadas, sejam por estarem imersas em preconceitos, condições turvas, ou escondidas em temores e atos de policiamento ideológicos, espirituais, intelectuais e mentais, ou por interesses de grupos políticos, sociais, de classes e sociedades, com intuito de se alto preservarem ou manter controle e poder, sobre o que não lhes pertence ou seriam de seu uso único e exclusivo, retendo ou restringindo acessos indevidamente e de forma egoísta. Para tanto, há quem seja por não compreender, ou discordar do que possa ser diferente, responsáveis por transformar vidas, histórias, eventos, descobertas, ideias, situações e momentos, em frustrações ou experiências negativas, quando não transformam pessoas em alvos de ataques, humilhações e descréditos, como forma de conter o que poderíamos chamar de genialidade, frutos de pensamentos e espíritos livres, sinceros, abertos a inspirações edificantes, de caráter e influência universais, onde vaidades, apego material, submissões aos padrões e interesses de alguns, pouco importam.
Se pudessem perceber que em tudo e em todas as partes há consciência, energia essencial, que são ilimitadas e infinitas, que mudam e se transformam o tempo todo a todo momento, que formas, matérias, pessoas, lugares, coisas, forças e energias, seres, astros, conceitos, pensamentos, tempo, universos e dimensões, apenas seguem ciclos, fases (como é as nossas vidas), mudando, mas existindo de outras maneiras ainda que não sejam compreensíveis ou acessíveis, segundo modelos e padrões atuais e limitados, aos quais tantos se apegam. Por isso o importante é não se deixar atemorizar, limitar e intimidar, diante de desafios e dificuldades, ou da complexidade da grandiosidade dos fatos e situações, ou dimensões dos que nos cercam e nós não alcançamos ou entendemos, para viver plenamente a vida e aprender e acumular as experiências, pensando e desejando o futuro (ainda que incerto e incompreensível), mas sem permitir que tais desejos e pensamentos e crenças, nos impeçam de sermos plenos e melhores a partir daqui, desta dimensão, deste mundo, desta vida, desta existência tão maravilhosa e um verdadeiro milagre de Deus, às vezes esquecidos por muitos.
Para reforçar e elucidar o que refletimos, compartilhamos pensamentos e experiências à respeito de alguns pontos que achamos por demais importantes, e tem relações com pessoas, fatos, pensamentos, conceitos e descobertas, que relacionamos à seguir:
-----------------------------------------------------
Conceito sobre o tempo de Julian Barbour
O tempo corre em duas direções, de acordo com Julian Barbour - A Mente é Maravilhosa 13.11.2022
O que nós pensamos sobre o artigo e outros conceitos de Barbour.
Ele, Barbour está correto em muita coisa que diz, a finitude proposta para uma forma ou ideias e concepções que pensam compreender, e a partir de modelos ou experiências limitadas, é um grande erro e exemplos de presunção maior.
Achar que explicações simples atendem e dão soluções ao que pouco conhecemos e experimentamos, é limitação nossa. As Leis da Entropia, Termodinâmica e outras servem a alguns propósitos específicos e dentro de um ambiente ou modelos com padrões, variáveis e limites próprios. Não é correto pensar que as alterações, nas formas, aparências, estados e o que compreendemos como "essência" é o fim absoluto, é um último limite, ou o tempo avançando para o caos como na Entropia. São partes de processos maiores, onde há Leis e transformações ou meios e universos que não imaginamos, e estamos distantes de entender.
O tempo não segue numa só direção, o Universo não é finito e se transforma segundo princípios que não conhecemos e não entendemos, há múltiplas formas de definições e existências. Há lugares e dimensões que sequer imaginamos, acessamos ou sonhamos, também não compreendemos ou visualizamos o que é mais profundo e essencial, a ponto de determinar limites e fins absolutos, mesmo quanto a energias e sistemas, e ao que sabemos sobre existências e consciências, que são bem mais complexos.
Concordo com viver bem os momentos, sem os pesos e medos do que não somos capazes de saber, entender, aceitar e mudar. É uma das condições essenciais da vida, viver os momentos cada qual no seu tempo, forma e lugar, são aspectos do nosso estágio atual como humanos. Sigamos bem nossas jornadas, é preciso viver, aprender, nos tornar melhores, Deus os abençoe!
-----------------------------------------------------
A genialidade do Edgar Allan Poe
A ignorância e a incompreensão faz injustiças ocorrerem, muitos são desprezados e seus pensamentos vistos com preconceito e indiferença, assim foi com Poe e muitos outros.
Eureka: o enigmático poema de Edgar Allan Poe que antecipou grandes teorias como o Big Bang - BBC News 29.05.2022
É muito triste e comum que alguns tenham por hábito, rotular e depreciar o que não entendem, influenciando muitos e atingindo pessoas e suas ideias, obras e vidas!
Como no caso de Edgar Allan Poe, onde alguns "sábios arrogantes" ignoraram uma obra reveladora e de grande valor intelectual, a prosa Eureka, em face da forma e da origem de sua publicação, para muitos frutos de um escritor doente e perturbado. Triste, ao invés de olhar para condição do autor, e dizer que eram suas ideias frutos de uma imaginação, atormentada por sofrimentos, melancolia, e por problemas com álcool, ignorando suas capacidades de pensar, de propor formas novas de agir e fazer diferente, crendo em seus propósitos, como fez ele ao escrever e se dispor a viver de sua obra, mostrando força, inteligência, e sua sensibilidade diferenciada. Não viram o brilhantismo, a genialidade e o valor de seu trabalho e contribuições, por preconceitos e arrogância, em achar que o saber e a capacidade propositiva, são limitadas aos interesses e pensamentos, ou de alguns poucos, e se resumem a padrões.
Há quem por egoísmo e vaidade, ainda que veja a importância do que foi escrito por Poe, simplesmente menosprezam, por se acharem guardiães dos conhecimentos e dos meios de propor ou acessá-los, limitando o próprio saber e aprisionando ideias e mentes, e tudo que não se enquadrem nos seus padrões devem ser descartados ou ignorados, como neste caso e em tantos outros, na verdade os restringem as suas compreensões e capacidades atuais.
Estes ignoram que a sabedoria e o conhecimento não se resumem ao que podem explicar ou entender, dentro de padrões e convenções (como dentro de uma caixinha), e que alguns muito além de suas condições e limitações, estão dotados de outras capacidades, dons, sensibilidade, experiências, inteligência e recursos cognitivos, mentais, e mesmo espirituais, que lhes permitem acessar sabedorias, conhecimentos, experiências, verdades, pensamentos, ideias e fatos, que para tais arrogantes não são acessíveis ou claros, compreensíveis e aceitáveis, mas que são reais e estão em tudo e por toda parte, para além de nós e nossas fronteiras ou dimensões, que os gênios muitas vezes chamados de loucos e visionários, conseguem acessar (como sintonizados numa frequência cósmica, própria), e conhecer, entender, e a partir de então antecipar, propor e expor conceitos, compreensões, ideias e fatos, que podem parecer novos e inusitados, geniais ou loucos, mas que de alguma forma existem, existiram ou irão existir, e estão disponíveis a conhecer a quem se dispõe, se despojar e crer, pois assim poderão se abrir ao novo, e desenvolver as capacidades a acessar o que nos é reservado e por muitos ignorados.
Olhem também:
Como a ciência explica pessoas que parecem 'prever' o futuro - BBC News 19.06.2021
A cegueira do mundo! 30.05.20155
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável em seus comentários!